Codap certifica produtores rurais da região

O Consórcio Público para o Desenvolvimento do Alto Paraopeba (Codap) em parceria com municípios consorciados realizou a primeira certificação de produtores rurais da região com o selo do Serviço de Inspeção Regional (SIR). O prefeito de Conselheiro Lafaiete, Mário Marcus (DEM) participou da cerimônia que contou com a presença de vários prefeitos da região, do deputado estadual, Glaycon Franco (PV) e do presidente da Câmara Municipal, Fernando Bandeira (PTB) além de secretários municipais, representantes da Emater e Sebrae.

Em todos os pronunciamentos os prefeitos destacaram a relevância deste momento para o fomento ao agronegócio e crescimento da economia nos tanto para os municípios quanto para os produtores. A certificação possibilitará a comercialização dos produtos em toda a região e no Estado com a garantia da qualidade para o consumidor. Mário Marcus ressaltou os esforços da administração para a implantação do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), pioneiro no município e sobre as realizações em prol do desenvolvimento da cidade.


O prefeito de Congonhas e presidente do Codap, José de Freitas Cordeiro, o “Zelinho” destacou a relevância do SIR para os produtores e importante participação das prefeituras para a efetivação do serviço. Ele um destaque especial a cidade de Conselheiro Lafaiete quando enalteceu o trabalho do prefeito Mário Marcus, sobretudo em relação ao desenvolvimento econômico da cidade mencionando que o município nunca havia recebido tantos novos empreendimentos que foram instalados na cidade como na atual administração.


Após os pronunciamentos foram certificados oito produtores da região em diversas atividades econômicas.

SIR

O Serviço de Inspeção Regional (SIR) é o Sistema Municipal de Inspeção realizado de forma consorciada entre municípios circunvizinhos. Os municípios, através de lei, delegam ao consórcio a competência para realização do serviço. A vantagem da execução do SIM de forma consorciada é que a estrutura do serviço, que inclui a equipe técnica de inspeção, veículo, computador, telefone e sala de trabalho, poderá ser a mesma para todos os municípios que fazem parte do consórcio, reduzindo drasticamente os custos financeiros.
O SIR é instituído através de norma aprovada pelo poder legislativo de cada município, sendo esta regulamentada pelo executivo de forma unificada.